terça-feira, dezembro 30, 2025

ANTIDOTO CONTRA CANALHICES - PARTE II

 Modelo de Representação ao Ministério Público (MP-SP)

 

Destinatário: Excelentíssimo Senhor Promotor de Justiça da Comarca de Ilhabela / Patrimônio Público.

 

ASSUNTO: REPRESENTAÇÃO POR DESCUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL (ADI) E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

 

1. DOS FACTOS

Trata-se de acompanhar o cumprimento do Acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 2125554-15.2023.8.26.0000, que declarou a inconstitucionalidade do pagamento de auxílio-alimentação e/ou verbas de natureza remuneratória disfarçadas de indenizatórias aos agentes políticos (vereadores) da Câmara Municipal de Ilhabela.

Conforme a jurisprudência consolidada do STF (Tema 484) e a decisão específica deste TJ-SP, os detentores de mandato eletivo devem ser remunerados exclusivamente por subsídio, fixado em parcela única, sendo vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional ou verba de gabinete que não possua natureza estritamente indenizatória (reembolso de gastos excepcionais em serviço).

 

2. DA IRREGULARIDADE APONTADA

Através de consulta ao Portal da Transparência da Câmara Municipal de Ilhabela, referente ao período de [INSERIR MÊS/ANO], verificou-se que:

(Escolha a opção adequada ou descreva o que encontrou):

Opção A: O item "Auxílio-Alimentação" continua a ser pago aos vereadores nominalmente identificados, ignorando a eficácia da decisão judicial.

Opção B: Foi criada uma nova rubrica sob o nome de [NOME DA VERBA], com pagamento mensal e invariável, o que caracteriza fraude à lei e desvio de finalidade para contornar a decisão da ADI.

 

3. DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS

O pagamento continuado de verbas declaradas inconstitucionais configura:

Dano ao Erário: Pagamento indevido de verbas públicas.

Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92): Atentado contra os princípios da administração pública, especificamente a legalidade e a moralidade.

Crime de Responsabilidade: Desobediência a ordem judicial.

 

4. DO PEDIDO

Diante do exposto, requer-se ao Ministério Público:

A instauração de Inquérito Civil para apurar os pagamentos efetuados após a publicação do acórdão da ADI nº 2125554-15.2023.8.26.0000.

A notificação do Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela para que preste esclarecimentos e apresente as folhas de pagamento detalhadas.

Caso confirmado o descumprimento, a propositura da competente Ação de Improbidade Administrativa e o pedido de ressarcimento integral dos valores pagos indevidamente aos cofres públicos.

 

Pede Deferimento.

Ilhabela, [Data atual]

Anexos sugeridos:

PDF extraído do Portal da Transparência comprovando o pagamento.

Cópia ou link do Acórdão da ADI citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...