quinta-feira, maio 14, 2009

SE VALEMOS QUANTO PESAMOS, SEJAMOS OURO



Há 600 dias as obras do Aeroporto regional de Correia Pinto padecem sob o desprezo e o abandono do Governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Ele que em uma das suas centenas de vindas até nossa cidade (para filar jantares, almoços e cafezinhos a troca de promessas vazias), em janeiro desse ano prometeu aos altos brados e em discurso veemente que as obras do Aeroporto seriam concluídas até o final desse ano.

Nesse domingo, sem cumprir com a sua vã e demagógica promessa, inaugurou o Aeroporto de Curitibanos, e sequer lembrou do que prometeu para nós lageanos.

Esse deboche do Governador a nossa dignidade e a nossa auto-estima merecem algumas duras e profundas reflexões. Afinal qual é o nosso peso e qual é o nosso valor na visão e no pensamento do Sr. Luiz Henrique?

Uma análise puramente matemática mostra que para o Sr. Governador, cada um dos lageanos pesa e vale cinco vezes menos que um cidadão curitibanense (se considerado o PIB), e 4 vezes menos (se considerados os números de eleitores e população).

Mas se olharmos por um outro angulo podemos deduzir também, que cada político curitibanense vale (ou trabalha, ou produz) por seis ou mais políticos serranos. Curitibanos têm um único deputado Estadual eleito. Lages tem um senador, um deputado federal, um deputado estadual, e três secretários estaduais. E todas essas falsas forças políticas não tiveram capacidade ou vontade para cobrar do Governador respeito ao nosso povo.

Economicamente e geograficamente temos o peso de chumbo, se comparados aos curitibanenses, mas valemos como alumínio, na opinião do Sr. Luiz Henrique, Será esse um valor justo? E porque somos avaliados de forma tão barata?

Reflete esse valor a nossa conduta como eleitores? A nossa capacidade de organização, de mobilização e de participação nas decisões políticas e administrativas? A nossa cidadania? O nível de politização de nosso povo? Os valores de nossa sociedade? A importância de nossa história no contexto nacional?

Talvez sim. Mas quero acreditar que não. Preciso ter esperanças de que valeremos ouro e seremos medidos e pesados como tal. Já, imediatamente. Tudo o que precisamos é deixar fluir a voz da nossa indignação.


Rui Alvacir Netto

3 comentários:

  1. Ótimo texto Rui, não tiro uma vírgula do que você colocou, só acrescentaria que o principal culpado é o povo serrano, pois sabe o que esta acontecendo e não faz nada para que mude esta realidade. E pelo que estou vendo em 2010 isto vai se repedir já que a mentalidade do serrano, infelizmente, é votar no serrano...
    Rui, se me permite gostaria de copiar seu texto e publicar em meu blog, já que se trata de algo de grande relevância e você conseguiu descrever perfeitamente...

    ResponderExcluir
  2. Senhor Rui.

    Procuro me expressar sem muito partidarismo e se está conjuntura que você opina muda-se se nossas lideranças fizessem a sua vontade e de seus companheiros?
    Se o amigo Cleimon fosse eleito deputado estadual e fizesse parte dessas decisões e continuasse na mesma??
    Se o Godinho fosse prefeiTo e tudo continuasse como você diz sem solução??
    Expulsos , falsos , sem qualificação, sem força de voto ???
    Bem se os lideres que foram eleitos democraticamente são esses devemos cobrar de forma ética e se um dia aumentarmos estas lideranças devemos unir forças e não ficar de intrigas pois nenhuma forma de poder vai agradar a todos...
    Leio muito seu blog e outros e sempre defendo a democracia dos blogueiros e cobro daqueles que não adicionam vocês na lista de endereços...
    Temos uma coisa em comum sou leitor assíduo do Eduado Galeano ...

    ResponderExcluir
  3. Rui
    Tudo que curitibanos esta conquistado e valido do esforço que esta cidade e suas entidades estão lutando juntas sem bandeira partidarias isso mostra que a politica aqui esta lutando pela cidade e não por bandeira partidaria fui e vi os atos em busca das recente conquistas do povo curitibanense e exemplar toda população e entidades unidas por um unico objetivo o crecimento da cidade, conquistas essa vou colocar aqui AEROPORTO CONCLUIDO, CONSTRUÇÃO DO CAMPOS DA UFSC, CONSTRUÇÃO DO SENAI CURITIBANOS, POLO JUDICIARIO, E O INVESTIMENTO DE UMA EMPRESA PRIVADA QUE E O MAIOR INVESTIMENTO PRIVADO DO ESTADO 400 MILHOES EMPRESA BERNECK MADEIRA QUE VAI GERAR 3000 EMPREGOS INDIRETOS E 500 DIRETOS. não acho que valemos menos que Lages sabemos da importancia da cidade de lages na região e respeitamos porque somos filho mais velhos de lages estamos crescendo e vamos ver a população dobrar em 15 anos com estes investimentos e 15 mil alunos da UFSC com cursos e vagas que serão criadas concordo com vc que como lageano se indiguine com as promessas de maus politicos.

    Alexandre

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...