sábado, janeiro 12, 2013

OS PARENTES EM PRIMEIRO LUGAR... CONFIRMANDO O SEU VERDADEIRO CARÁTER ...O PIOR GOVERNADOR CATARINENSE DE TODAS AS ÉPOCAS TEM UMA PRÁTICA BEM DIFERENTE DO SEU DISCURSO ELEITOREIRO...

Numa tarde solitária de verão.. onde trabalhei até ha pouco... fiz algo que ha tempo não fazia... visitei a página do BLOG do meu "mui-amigo" Barão... e como acontece as vezes... me deparei com um artigo daqueles que gosto de ler... pois me parecem ensaios de coragem, de lucidez, e de ética... de uma turma que atua na mídia bajuladora lageana... e que são literalmente... refém dela... profissionais da mídia que em outra situação não hesitariam em se manifestar de forma a dar um basta nos excessos de autoritarismo tão comum na politicalha dominante em nossa região...

Espero um dia... ainda poder tomar umas cervejas com o Barào... quem sabe a gente se reuna para falar de nossas controvérsias mútuas... quem sabe... O mundo é cheio de surpresas...

Mas... voltando ao assunto principal... deparo-me com um artigo que revela... com toda a clareza... a face verdadeira do pior governador catarinense... o Renan Calheiros do Sul.. que ainda não foi desmascarado... mas a história é cruel com quem se sente "salvo" da verdade... Vejam o que a história fez com os grandes imperadores romanos... mostrou suas "fraquezas"... revelou seus mais intímos segredos... sem dó nem piedade... E assim será com todos...

Elle... o Renan Calheiros do Sul... e o seu primo... têm muita sorte de não serem PeTistas...

Caso fossem... a mídia canalha estaria exigindo suas cabeças... o Ministério Público ja teria impugnado a nomeação.. ou pelo menos tentado... e a oposição estaria ocupando todos os espaços políticos para manifestar sua indignação contra o NEPOTISMO...

Mas.. elles são do PSD... podem tudo... qualquer coisa... estão certos da impunidade e do continuismo dos privilegios que as estruturas de Poder do Estado garantem as Oligarquias...

Vejam abaixo a noticia que o meu "mui-Amigo" Barão (a quem parabenizo), postou em seu BLOG...

(...)

Primo do governador larga prefeitura e pega boquinha no Estado
Escrito por Milton Barao - jan 10

Tão logo terminou seu mandato de prefeito em Curitibanos, o primo de Colombo já foi escalado para uma “tetinha” no governo do Estado.

Segundo informações, deve ocupar o cargo de secretário ajunto da Agricultura no lugar de Airton Spies, que vai presidir a Fatma, no lugar de Murilo Flores.

Se não for esse cargo, tem possibilidade de ir para o Deinfra.

8 comentários:

  1. ARI VELHO

    11:48 (12 horas atrás)

    para mim
    ARI VELHO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "OS PARENTES EM PRIMEIRO LUGAR... CONFIRMANDO O SE...":

    Bom dia Sr. Rui,
    Só pra atualizar o nobre amigo, a súmula do STF vetou este tipo de parentesco... portanto colombo está dentro da lei... e não é considerado NEPOTISMO e o "mamãozinho" também.
    Se fosse algo sem amparo das leis não os defenderia.

    Abraço!

    Postado por ARI VELHO no blog Lages, na Real em 13 de janeiro de 2013 11:48

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ari...

      Então:"Se fosse algo sem amparo das leis naos os defenderia"???... Sério.. Mesmo que eles fossem PeTistas... você os defenderia??? Aposto 100 contra 1.. que voc6ed estaria com outro discurso...

      Nem tudo que é legal é ético, é moral... Acaso não tem... entre os milhões de catarinenses.. alguem tão qualificado quanto o primo do pior governador.... para assumir este cargo???

      O pior governador de todos os tempos (em quem você votou) apega-se a uma brecha da lei que o STF inadivertidamente criou... e aplica o golpe... E... para você tudo bem???

      Você sabia que o STF esta revendo esta sumula??? Veja abaixo (http://sindjus-rs.jusbrasil.com.br/noticias/3083466/stf-reve-sumula-que-trata-do-nepotismo)

      O STF (Supremo Tribunal Federal) deverá reformular o texto da Súmula Vinculante 13, que proíbe a prática de nepotismo nos Três Poderes da República. O Presidente da Corte, Ministro Cesar Peluso, disse. No CNJ, que as decisões tomadas pelo STF em relação ao nepotismo, desde a aprovação da sumula, em 2008, não são conflitantes com o entendimento dos conselheiros do Conselho sobre o assunto. O comentário foi feito a partir da análise de processos envolvendo casos de nepotismo ligados ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

      O relator, Ministro Jorge Hélio, argumentou que o STF trata a Súmula Vinculante 13 com "relativismo" ao apreciá-la. Para ele, o nepotismo "atenta contra tudo o que é ético e deve ficar fora do princípio que tem que nortear a administração pública e os direitos fundamentais". Alguns conselheiros do CNJ não veem uniformidade de pensamento sobre a questão do nepotismo no STF.

      Excluir
    2. E... mais...

      O código civil não prevê parente por afinidade até o grau citado pela súmula, basta observar a redação do parágrafo primeiro do artigo 1.595:

      Art. 1.595. (...)
      § 1º O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro.

      O STF “criou” mais um grau de parentesco para proibir nomeações privilegiadas e, antagonicamente, permitiu a nomeação de alguns parentes, pois como visto em nosso texto, primos são nossos parentes de 4º (quarto) grau, enquanto a súmula do STF proíbe até o 3º (terceiro) grau. Talvez aquela ínclita corte não tenha se atentado para o fato de que primos, em sua grande maioria, são nossos irmãos de criação e, por vezes, o grau de intimidade é muito maior que o de um parente de segundo grau, permitindo assim que o serviço público se torne um “cabide de empregos” para primos.

      Se realizarmos uma contagem até os irmãos, veremos que estes são de segundo grau e os ascendentes e descendentes do cônjuge são de primeiro. Até no que se refere às inelegibilidades houve a limitação até o segundo grau, pela própria Carta Constituinte, basta observar a redação de seu parágrafo sétimo do artigo 14:
      Art. 14. (...)

      § 7º. São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

      Pode o STF criar mais um grau de parentesco? Como pode algo ser proibido judicialmente se sequer existe previsão legal?

      A Constituição Federal, no caput do artigo 37, descreve os princípios que devem reger a Administração Pública:

      “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”.

      Excluir
    3. Partindo desta análise, a escolha por parte do pior governador catarinense de todos os tempos (em quem o sr votou) para parentes ocuparem o cargo no Secretáriado Estadual fere o princípio da moralidade e no dizer de Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, “de um modo geral, a moralidade administrativa passou a constituir pressuposto de validade de todo ato da Administração Pública. Não se trata, contudo, da moral comum, mas sim da moral jurídica. E para a qual prevalece a necessária distinção entre o bem e o mal, o honesto e o desonesto, o justo e o injusto, o conveniente o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, o legal e o ilegal. Não obedecendo ao ato administrativo somente à lei jurídica”.

      Marino Pazzaglini Filho e outros vão mais longe: “a imoralidade exsurge, pois, do próprio objeto do ato administrativo, quando este afronta a honestidade, a boa-fé, as normas de conduta aceitas como legítimas pelos administradores, a dignidade humana e a ética. Resulta de um confronto lógico entre os meios de que se vale o agente público e os fins colimados com o ato”.

      Pode até ser considerado legal pela Suprema Corte Brasileira nomear parentes para cargo comissionado denominado de “político”, mas é ético?

      Nomeação de parentes também fere o princípio da impessoalidade, este entendido como “um dever de imparcialidade na defesa do interesse público, impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a particulares do exercício da função administrativa.”

      O nepotismo é uma conduta extremamente nociva à boa administração, e de fato é uma “Prática anética de se valer de sua posição de autoridade, para favorecer deslavadamente parentes próximos, com empregos rendosos, facilitando-lhes a ascensão social e econômica”, como disse Sacconi, e “Somente os agentes que ostentem grande equilíbrio e retidão de caráter conseguem manter incólume a dicotomia entre público e o privado, impedindo que sentimentos de ordem pessoal contaminem e desvirtuem a atividade pública que se propuseram a desempenhar”, como afirmou Garcia.
      ...

      Mas isso tudo é apenas mais um debate jurídico... O importante é que o pior governador catarinense de todo os tempos ( Que o sr ajudou a eleger) agiu deliberademnte em beneficicio próprio e da sua abastada e afortunada família... abusou do poder que lhe foi concedido pelo povo... foi imoral e não ético, nesta noamenação... E considerando o real sentido da palavra... ele praticou sim um ato de NEPOTISMO...

      Na época do Nazismo... também era considerado legal.. na Alemanha... enviar Judeus para os Guetos e dali para os campos de concentração....

      Passe bem com sua legalidade... tenha uma boa noite...

      Excluir
  2. ARI VELHO

    14 jan (1 dia atrás)

    para mim
    ARI VELHO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "OS PARENTES EM PRIMEIRO LUGAR... CONFIRMANDO O SE...":

    Rui,

    Concordo com toda a sua análise sobre o tema nepotismo... gosto de saber que foi LULA que editou, em 4 de junho de 2010, o decreto federal nº 7.203, que proíbe nepotismo no âmbito da administração pública... engraçado, a súmula do STF é de 21 de agosto de 2008... a pergunta que faço é: por quê dois anos depois(2010), o LULA não se esforçou para mudar tal "brecha".???

    Conheço bem a fundamentação e não defenderia Colombo se ele tivesse feito algo fora da lei... no máximo, se beneficiou da brecha.

    Mas então, que seja criticado o STF pela súmula, não ele... gosto de saber que será modificada... e concordo plenamente com sua afirmação de que "Nem tudo que é legal é ético, é moral"... e cai aqui pra nós, brechas nas leis, existem muitas e muitas Brasilzão afora... não acha?

    Tens razão, é apenas um debate jurídico!

    Não esqueça que bem no início do governo LULA o hoje finado vice-presidente José Alencar (PL) colocou dois parentes como assessores de seu gabinete... para cargos de confiança, o seu irmão foi nomeado para o cargo de assessor da Vice-Presidência, e a sobrinha do vice-presidente. como oficial de gabinete...

    Ok, na época ainda não existiam as leis (parte da herança maldita) então nem entraremos no debate jurídico... só no ético... aliás, já passou né... mas... e aquele caso da Rosemary Noronha, chefe de gabinete da Presidência em SP que conseguiu um cargo na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a sua filha, Mirelle?

    Este ocorreu no governo LULA, dentro da já criada lei, decretos e súmulas...

    No final meu amigo, ninguém tem tanta moral assim, nem o PT nem o PSD nem o STF... Que alterem logo a súmula... que faça-se pelas mãos fortes da DILMA, e põem ordem neste país!


    Postado por ARI VELHO no blog Lages, na Real em 14 de janeiro de 2013 14:44

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Ari...

      Que seja condenado o STF... que se culpe o sempre errado LULA, pela sua conivente demora em tomar uma atitude... que se lancem aos infernos os Petralhas canalhas... e que se mantenha incólume a figura do pior governador catarinense de todas as epócas que o sr ajudou a eleger...

      É próprio das "civilizações" mais atrasadas preservarem os seus idolos imaculados...

      Excluir
  3. ARI VELHO

    22:30 (16 minutos atrás)

    para mim
    ARI VELHO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "OS PARENTES EM PRIMEIRO LUGAR... CONFIRMANDO O SE...":

    Caro Rui,
    Que bela jogada a sua: O Sr. revela o pior governador de todos os tempos e fala 3 (três) vezes que eu o ajudei a eleger... ótimo, ajudei sim e não me arrependo - pelo menos até agora - já o LULA ajudei a eleger em dois mandatos e este sim me arrependo... e não é pouco.

    Falando em civilizações atrasadas... O Sr. perante sua postura de admiração ao LULA e DILMA como seus ídolos, seria o quê???

    Postado por ARI VELHO no blog Lages, na Real em 15 de janeiro de 2013 22:30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ari...

      Tenho certeza absoluta que você jamais irá se arrepender de ter ajudado eleger o pior governador catarinenre de todas as epocas... Fique tranquilo você não fugirá a regra... Durma em paz...

      Excluir