quarta-feira, janeiro 02, 2013

E... O JOAQUIM BARBOSA VENCEU... É O BRASILEIRO MAIS ANTIPÁTICO DO ANO...


Joaquim Barbosa é a personalidade mais desagradável de 2012

Paulo Nogueira 28 de dezembro de 2012 160

Serra parecia tranquilo no posto de brasileiro mais antipático, até despontar Barbosa, o nosso Batman

E Joaquim Barbosa venceu.

O Diário convidou os leitores a escolher o brasileiro mais desagradável de 2012. As opções foram variadas, seis no total, gente de esquerda e gente de direita, de Lula e Dirceu a JB e Reinaldo Azevedo.

Barbosa ganhou com folga. Teve o dobro de votos do segundo colocado, Reinaldo Azevedo, representante daquela ruidosa turma de colunistas que vão de Merval a Noblat, Dora Kramer a Sardenberg, Jabor a Pondé — os já consagrados rolabostas.

Serra só apareceu em terceiro, o que eventualmente pode animá-lo a tentar a sorte nas urnas ainda uma vez. Se é verdade que ele chamou FHC de “gagá” por defender a candidatura de Aécio, conforme nota de um jornalista da Globo, é porque ele tem planos para 2014.

Os menos votados pelos leitores do Diário foram, pela ordem, Zé Dirceu, Lula e FHC.

Eu talvez não devesse revelar meu voto, mas aqui vai, em nome da transparência: JB, com convicção. Foi com certeza a pior invenção de Lula.

Interiormente aplaudi os deputados da Bahia que deram um choque de realidade a esse heroi de araque ao lhe recusarem o título de baiano honorário.

Clap, clap, clap.

Paulo Nogueira é jornalista e está vivendo em Londres. Antes de migrar para o jornalismo digital e dirigir o site Diário do Centro do Mundo foi editor assistente da Veja, editor da Veja São Paulo, diretor de redação da Exame, diretor superintendente da Editora Abril e diretor editorial da Editora Globo.

15 comentários:

  1. Anônimo

    4 jan (1 dia atrás)

    para mim
    Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "E... O JOAQUIM BARBOSA VENCEU... É O BRASILEIRO MA...":

    Diário? Que Diário é esse? Isso não existe. Deve ser invencionice de petistas inconformados com o julgamento do STF. A popularidade do JB é incontestável em qualquer lugar que vá, com exceção do diretório petista, claro. Quem duvidar que saia ás ruas e faça uma pesquisa, mesmo informal. Sua aprovação supera a 70%. O Ocorrido na assembleia da Bahia, claramente teve o dedo sujo do governador petista daquele estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr Raivinha Anônimo...

      Va a este endereç: "site Diário do Centro do Mundo"... e sacie sua ignorancia...

      Excluir
  2. Anônimo

    09:06 (1 hora atrás)

    para mim
    Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "E... O JOAQUIM BARBOSA VENCEU... É O BRASILEIRO MA...":

    Devo ser realmente ignorante, porque desconhecia até você mencionar, a importância, a magnitude e influência mundial do nada modesto Diário do Centro do Mundo. Dei uma breve olhadinha, para não vomitar diante de tanta tendenciosidade e subserviência aos devaneios e fantasias petistas. Certamente mais um dos milhares de blogs e jornalecos alugados como porta voz do pt bancados com dinheiro público, dando suporte aos devaneios de poder da corja que ora explora nosso infelicitado país, de quem você não esconde ser mais um "baba ovos". Reles, idiota e convencido, para ser coerente com a verdade.

    Postado por Anônimo no blog Lages, na Real em 6 de janeiro de 2013 09:06

    ResponderExcluir
  3. Caro Sr Raivinha Anonimo...

    Cuidado o ódio emburrece e mata aos poucos...

    Pelo nível de rancor da sua escrita percebo que já é tarde demais para fazer alguma coisa para lhe salvar da BURRICE...

    Agora ainda resta tentar ajudá-lo a não se deixar matar pelo ódio que esta lhe corroendo as entranhas...

    Alivie a sua alma atormentada e doente com a leitura de alguns livros...

    Sugiro um desses 4 últimos que li nessas férias: A origem da Desiguldade entre os Homens (Jean-jacques Rousseau); O Vigor da Mistica (Ademar Bogo); Educação como prática da Liberdade (Paulo Freire); e... Os donos do Poder (Raymundo Faoro)... este ainda estou lendo... são quase mil páginas de pura história)...

    Porém faço um alerta... caso a leitura desses livros não cure a sua doença... eles com certeza o matarão mais depressa... Pelo menos será uma morte rápida.. ja que o ódio não curado mata lentamente...

    Boa Leitura... Ou Boa Morte...

    ResponderExcluir
  4. ARI VELHO

    17:50 (4 horas atrás)

    para mim
    ARI VELHO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "E... O JOAQUIM BARBOSA VENCEU... É O BRASILEIRO MA...":

    Caro Sr.Rui,

    Primeiramente gostaria de desejar ao Sr. - honestamente - um 2013 repleto de realizações em todos os campos de seu viver, inclusive o político.

    Mesmo sabendo que o Sr. virá apenas com aquelas respostas "Curtas e Grossas", não me canso de esperar do Sr. o bom debate.

    Então... Neste domingo chuvoso, sem graça e depois de uma trégua do mundo virtual por alguns dias, entrei na internet(LagesNaReal em Favoritos), me deparei com seu post... e os comentários... e não resisti... é mais forte do que eu... estes assuntos aguçam demais a minha vontade, o meu ponto de vista...

    E para tentar endossar meu ponto de vista, não aguentei e dei uma olhadinha no "Diario do centro do Mundo(Londres no caso)" para tentar (sinceramente) invalidar a "TESE" a respeito do Joaquim Barbosa...

    Ao contestar, digo que NÃO a tese me incomoda... Mas é a ILUSÃO que discordo... por demonizar um magistrado só pra inutilmente sugerir inocência de um bandido condenado (José Dirceu).... E .... meio ao fato de que tais decisões foram tomadas por um colegiado que foi posto na corte em sua maior parte pelo governo do PT..e JB não o condenou sozinho.

    Quanto ao Sr. Anônimo, o tal diário existe sim (Mais uma mídia PeTista)... mas se seu questionamento era:... de que não existe aí uma pesquisa de verdade, séria e com a credibilidade feita por um instituto de pesquisa sério... aí sim o Sr. teve a mesma impressão que eu tive.

    Aliás... blogs (de defensores do governo pela internet) agora servem como "pesquisa"????... Qual é o tamanho da amostragem desta "pesquisa"?... Foram cruzados dados de algum instituto de respeito?... Com alguma metodologia de respeito?... Quais são as referências intelectuais e políticas que guiam cada um destes "Entrevistados"?... Já reparou que as pessoas que votaram nesta "pesquisa de opinião" são frequentadores assíduos de um portal que defende um certo partido político???

    Veja bem... o próprio texto prova tamanha imbecilidade e pretensão:"... O Diário convidou os leitores a escolher o brasileiro mais desagradável de 2012..."

    E depois dizem que é a imprensa conservadora que é vil, odiosa, golpista... Ora, trata-se de um tipo de pesquisa "não-presencial", uma Web Survey... Onde está a credibilidade disto???...

    Uma pesquisa sempre deve respeitar os pré-requisitos científicos da estatística, da amostra a análise... Senão a pesquisa perde sua validade e é enquadrada como ENQUETE... Que Moral hein!!!!

    Mas o tal endereço que o Sr. Rui desastrosamente o titulou de "Saciador de ignorâncias" é de autoria de Paulo Nogueira (Que belo istituto de pesquisa este!!)... tentou ser diretor de redação da VEJA... mais um daqueles jornalistas que foram chutados da Globo... foi parar lá em Londres... Um tipinho de jornalista que desce o sarrafo em empresas que trabalhou (Aliás, postura tão repulsiva quanto esta não existe), isto porque viveu sonhos nos corredores das organizações jornalísticas mais assediadas do país (não vou dizer) e lá fracassou como Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim. Ambos por posturas parecidas.

    Aposto que Joaquim Barbosa tá cagando e andando para este disparate... esta tão irrisória, pífia, patética enquete feita por petistas... em blogs como este pior... torna-se irrelevante sem importância, percebe-se apenas a pequenez dos efeitos que ficam - ainda - pendentes de uma atenção mínima.

    Postado por ARI VELHO no blog Lages, na Real em 6 de janeiro de 2013 17:50

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Ari...

      Tb desejo.. de coração.... um excelente 2013 para vc e toda a sua família...

      Apenas uma pergunta à vossa infalível intelectualidade: Caso a tal "pesquisa" revelasse o contrário do que revelou o Sr faria tantos questionamentos a respeito??? E faria tanto esforço para desqualificá-la... e aos "BLOGs PeTistas" (de acordo com a sua análise sempre correta e isenta de interesses???)...

      Eu tb estou andando e cantando para o que JB pensa a respeito disso... provavelmente ele não está nem ai com a opinião dos simples mortais...

      Abraços

      Excluir
  5. ARI VELHO

    7 jan (1 dia atrás)

    para mim
    ARI VELHO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "E... O JOAQUIM BARBOSA VENCEU... É O BRASILEIRO MA...":

    Pois bem, a isenção de interesses é o Sr. que está afirmando... como o Sr. deverá observar, não possuo cisão partidária, esta prostituição, o mercenarismo... tipo isto que ocorre dentro do jornalismo atual do Brasil...

    procuro ver os dois lados para conseguir arrumar dentro da minha mente uma versão talvez isenta da BURRICE de escolher UM de apenas DOIS lados... só não acho justo a tentativa deliberada de execrar um magistrado somente porque alfinetou o PT tendo sido indicado pelo próprio PT (seria um afronta a cisões partidárias?)... "grandes coisas" Barbosa também iniciou com a relatoria do processo do mensalão tucano... homem que provou competência em suas atribuições considerando que vem de pai pedreiro, dona de casa, teve que trabalhar para pagar seus estudos... com certeza, se a ENQUETE revelasse o contrário não seria divulgado no Diario do centro do Mundo... aliás não haveria nexo algum nisto.

    Tenho capacidade de também desqualificar até o seu maior rival... o fato é que isso seria impossível dentro do seu Blog em Vermelho... Ora pois muitos petistas Roxos como o Sr. podem achar que discordar do PSDB é concordar com o PT... e garanto que a coisa não é bem assim... Pode ter certeza que não entro na "pilha" de Blogueiros arqrivais como Reinaldo Azevedo VERSUS Paulo Nogueira... e muitas outras pérolas do jornalisto PIG x JEG.

    O Brasil pode ser melhor que isso.

    ... já estou bocejando, boa noite!

    Postado por ARI VELHO no blog Lages, na Real em 7 de janeiro de 2013 01:01

    ResponderExcluir
  6. Caro Ari...

    A sua pureza de alma e racicinio chega a ser comovente...

    E pesnar que au ja cheguei a rir disso... Que tolice a minha... Só lamento que o sr insista tanto em desperdiçar o seu tempo com o meu BLOG Vermelho... tão antagonico as suas visões de mundo... tão distante do nível de perfeição que os BLOGS Azuis atingiram...

    So tenho a lhe agradecer por dedicar sua valiosa atenção aos textos mercenários e prostituidos que ajudo a produzir..

    So pode ser piedade do seu intelecto livre com um PeTista idiotizado pela ideologia do atraso, do mal, do obscurantismo... como eu...

    Tenha um bom dia... O meu está sendo muito bom...

    ResponderExcluir
  7. ARI VELHO

    8 jan (2 dias atrás)

    para mim
    ARI VELHO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "E... O JOAQUIM BARBOSA VENCEU... É O BRASILEIRO MA...":

    Caro Rui,

    Seus textos (que ajuda a produzir???)???? tem certeza que(a maioria) não são links???

    Únicos textos 100% produzidos pelo Sr.são aqueles em que descreve sua raivinha contra Lages e os serranos... criticando-os culturalmente... (principalmente a cultura política)... como se Lages fosse a única cidade do Brasil a ter problemas dos mais diversos tipos... hááá!!!, e qdo resolve falar de seus vinhos, carnes e livros... tudo bem, não há mal algum nestes últimos... só não entendo como um Sr. que lê milhares de páginas de títulos tão interessantes, têm uma limitação tão grande com pensamentos tão simplistas... é tolice sua mesmo!

    O Sr. acha que penso tudo isto do PT mesmo?... diga-se de passagem que não desaprovo 100% o partido (acredito nos muitos avanços a favor do Brasil)... penso que não é o PT (Partido dos Trabalhadores) que deve mudar sua ideologia... são os PeTistas que devem tornar-se aqueles petistas... que visavam ao socialismo, mas amoleceram sua estrela pontiaguda de militantes e se tornaram-se uma máquina de governo rispidamente interesseira pelo poder, atravessa escândalos de corrupção dos mais vis... longe das origens do partido claro... o próprio LULA admitiu distância da esquerda corroborando com a lógica capitalista, consequentemente ao conservadorismo... e olha se estudar bem, podemos apontar até neoliberalismo em suas políticas disfarçadas de políticas sociais.

    Engana-se o Sr... pois a pureza não é um atributo meu, além de ler seu Blog vermelho, leio também o azuis sim... só pra ver quem é o mais mentiroso, hipócrita e atrasado e não defendo ninguém... e isso não quer dizer que sou esquerda ou direita... o Sr. sim é PURO, pois defende apenas o PT...

    Só os "curtos" e atrasados gostam de comparar LULA/FHC... acatar somente os textos de Nassif ou Paulo Nogueira... ou A Biblia... (não que eu não acredite em Deus)... Mas detesto com a força de minha "pureza de alma" estas brigas nojentas de jornalistas metidos e comprados... detesto ver pessoas com uma inteligência notável... que elabora projetos tão sofisticados e importantes, lê milhers de páginas de livros... repassar coisas tão mesquinhas como este post sobre JB.

    Mas tudo bem, Sr. "do mal", continue rindo... só cuidado na hora que for "se olhar no espelho", para não ter um ataque de risos... enquanto isso continuarei lendo de tudo... inclusive os blogs em vermelho... claro que acatar é outra coisa... e também continuar a escrever sempre (com o Sr.) com estes "viciados" três pontinhos a cada frase...

    Vou aproveitar o dia de folga...obrigado!

    Postado por ARI VELHO no blog Lages, na Real em 8 de janeiro de 2013 15:36

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ari...

      Realmente sou viciado nestes três "malditos" pontinhos... Talvez seja o caso de eu procurar um psquiatra... vou pensar sobre o asunto... OK... Oooooo caccoete FDP esse... rsrsrsr

      Desculpe-me... tenho má noticias... me olhei no espelho e não consegui rir muito... aliás só conseguia rir quando me lembrava desse teu comentário...

      Você continua muito engraçado... talvez por isso eu insisto tanto em responder aos teus comentários...

      Abraços

      Excluir
  8. ARI VELHO

    12:52 (22 horas atrás)

    para mim
    ARI VELHO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "E... O JOAQUIM BARBOSA VENCEU... É O BRASILEIRO MA...":

    Caro Rui,

    Sua má notícia já era de se esperar, afinal o comportamento dos excêntricos é compatível... aliás quando for tratar sobre os pontinhos (...) com seu psiquiatra, aproveite a viagem e/ou a consulta e pergunte sobre mais coisas a ele.

    Já se sabe por quê o Sr. insiste em responder meus comentários... é para deixar sempre aquela resposta chave: "você é engraçado!... O que PODERIA significar no seu mundo estraordinário: "palhaço, insignificante perante minha extravagância intelectual (e de meu Blog)".

    Cuidado com os Clichês! não só estes, mas aqueles pelos quais o Sr. tem que escrever um post inteiro se retratando, pedindo desculpas só pra manter sua consiência mais leve... ou livre de um processo... de qualquer forma, é exemplar este comportamento de pedir desculpas a alguém (por este ou aquele motivo).

    Boa tarde!

    Postado por ARI VELHO no blog Lages, na Real em 11 de janeiro de 2013 13:52

    ResponderExcluir
  9. Caro Ari...

    Você continua engraçado... isso é um dom divino.. faaser rir é uma arte... por isso respeito tanto os palhaços.. aqueles dos picadeiros dos verdadeiros Circos.. e tb os humoristas (os bons.. nâo confundir humorista com idiotas tipo CQC... Rafinhas Bastos... e congeneres)...

    Em nome desse nosso "convívio" quase amigável... peço que por favor me informe o nome do psquiatra onde você se tratou...

    Assim já o eliminarei da Lista dos nomes que encontrei... pelo que parece ele fez um pessímo serviço com o Sr. Eu ficarei grato se puder evitar este prejuizo...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  10. ARI VELHO

    14:38 (1 hora atrás)

    para mim
    ARI VELHO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "E... O JOAQUIM BARBOSA VENCEU... É O BRASILEIRO MA...":

    Rui,

    Obrigado por avaliar, meu psiquiatra vou demiti-lo por telefone o mais rápido possível... não quero que o Sr. fique com este prejuízo... mas posso lhe indicar a leitura...

    O Alienista... é uma obra prima de Machado de Assis que dentro de seu enredo fala sobre a loucura (a minha e a sua...) e que nos normais existe certo desequilíbrio e entre os equilibrados, existe sempre um pouco de loucura... e que tudo depende do ponto de vista em que loucura e normalidade são vistos...

    é barato emuito mais útil.

    bom fim de semana!

    Postado por ARI VELHO no blog Lages, na Real em 12 de janeiro de 2013 14:38

    ResponderExcluir
  11. Caro Ari...

    Excelente Obra... Terei prazer em incluí-la entre as obras que pretendo reler em 2013: O Povo Brasileiro (Darcy Ribeiro; Casa Grande e Senzala (Gilberto Freyre), e Chico Mendes: Crime e Castigo (Zuenir Ventura)... e se der tempo algumas obras do Paulo Freire...

    Grato ela dica...

    Bom final de semana

    ResponderExcluir